Accessibility Tools

UFRJ_topo.pngMedicina_topo.png

brasilia reino unido espanha 3

Lupa.png

23 05 Endocrinologia Discussões sobre diagnóstico NoticiaA equipe do ambulatório de atendimento de pacientes com síndrome de Turner do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira/ IPPMG-UFRJ, sob a orientação da professora Marília Martins Guimarães, promove na primeira quarta-feira dos meses pares(fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro) uma reunião com pacientes, seus familiares e profissionais ou estudantes interessados, para a discussão de temas relacionados ao cuidado das pacientes com a síndrome.

No mês de fevereiro, inspirado na data comemorativa do Dia Mundial das Doenças Raras, abordamos questões sobre o diagnóstico e tratamento de pessoas que vivem doenças raras, grupo em que incluímos as pacientes com síndrome de Turner. Também conversamos sobre a história da festividade do Carnaval.

Já na reunião do mês de abril, discutimos o protocolo nacional francês de diagnóstico e cuidados a pacientes com síndrome de Turner. E como de costume, conversamos sobre a origem da tradição da comemoração da Páscoa.

Os encontros acontecem a cada 2 meses e as próximas reuniões já estão marcadas: 05 de junho, 07 de agosto, 02 de outubro e 04 de dezembro de 2024.

O ambulatório de atendimento a crianças e adolescentes com síndrome de Turner, criado em 1998, funciona no serviço de Endocrinologia do IPPMG/UFRJ às quartas-feiras pela manhã. Consultas de pacientes com suspeita diagnóstica da síndrome podem ser encaminhadas via regulação do SISREG. A continuidade do atendimento de pacientes adultas com a síndrome é realizada no serviço de Endocrinologia do HUCFF/UFRJ. Nesses serviços também são desenvolvidas pesquisas de mestrado e doutorado sobre temas relacionados à assistência das pacientes com a síndrome.