Accessibility Tools

UFRJ_topo.pngMedicina_topo.png

brasilia reino unido espanha 3

Lupa.png

12 12 PGE Layout AvatarProfessora adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do RJ (IBCCF-UFRJ) associada ao Laboratório de Endocrinologia Translacional (LET). Atualmente, é coordenadora do Mestrado Profissional em Formação para a Pesquisa Biomédica do IBCCF (2021-atual) e Jovem Cientista Nosso Estado (FAPERJ 2022-2025). Realizou pós-doutorado na Universidade de Amsterdam-Holanda (2014-5) onde estudou a relação da síndrome da doença eutireoidiana com a função muscular junto à Dra Anita Boelen. Em seu segundo período pós-doutoral junto à Dra Tânia Ortiga no LET (2015-2018) introduziu a linha de pesquisa que avalia a relação dos hormônios tireoidianos no desenvolvimento de miopatias no IBCCF, linha que chefia até o presente. Coordenou a unidade de Biossegurança do IBCCF (2018-2021). Desenvolve e coordena projetos de extensão e divulgação científica com ênfase no uso de ferramentas de gamificação para o ensino de ciências em escolas públicas. Pertence ao corpo permanente de orientadores do Mestrado Profissional em Pesquisa Biomédica (nota 4) e do Programa de Pós-graduação em Fisiologia (nota 7), ambos do IBCCF. Orienta e co-orienta alunos de pós-graduação e graduação. Foi fundadora e presidente (2020-2022) do Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular (SBBMusc), iniciativa nacional inovadora para discussão de pesquisa em biologia muscular. Atualmente, integrante (2023) do comitê organizador do SBBMusc e do comitê científico do Encontro Brasileiro de Tireoide (2021/2 e 2023/4). Tem experiência nas áreas de Fisiologia Muscular, Endocrinologia e Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: hormônio tireoidiano, síndrome da doença eutireoidiana, função muscular, sarcopenia, ativação e diferenciação celular, inflamação.

26pixel Lattes