UFRJ_topo.pngMedicina_topo.png

Lupa.png

12 12 PGE Layout AvatarColaborador

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Medicina (Endocrinologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e responsavel pela Seção de Endocrinologia Oncologica do Instituto Nacional de Cancer/INCA, lotada no HC1. Tem experiência na área de medicina com ênfase em endocrinologia/oncologia, atuando principalmente no seguinte tema: endocrinolgia oncologica em especial Tumores da tireóide.

26pixel Lattes

12 12 PGE Layout AvatarProfessora adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do RJ (IBCCF-UFRJ) associada ao Laboratório de Endocrinologia Translacional (LET). Atualmente, é coordenadora do Mestrado Profissional em Formação para a Pesquisa Biomédica do IBCCF (2021-atual) e Jovem Cientista Nosso Estado (FAPERJ 2022-2025). Realizou pós-doutorado na Universidade de Amsterdam-Holanda (2014-5) onde estudou a relação da síndrome da doença eutireoidiana com a função muscular junto à Dra Anita Boelen. Em seu segundo período pós-doutoral junto à Dra Tânia Ortiga no LET (2015-2018) introduziu a linha de pesquisa que avalia a relação dos hormônios tireoidianos no desenvolvimento de miopatias no IBCCF, linha que chefia até o presente. Coordenou a unidade de Biossegurança do IBCCF (2018-2021). Desenvolve e coordena projetos de extensão e divulgação científica com ênfase no uso de ferramentas de gamificação para o ensino de ciências em escolas públicas. Pertence ao corpo permanente de orientadores do Mestrado Profissional em Pesquisa Biomédica (nota 4) e do Programa de Pós-graduação em Fisiologia (nota 7), ambos do IBCCF. Orienta e co-orienta alunos de pós-graduação e graduação. Foi fundadora e presidente (2020-2022) do Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular (SBBMusc), iniciativa nacional inovadora para discussão de pesquisa em biologia muscular. Atualmente, integrante (2023) do comitê organizador do SBBMusc e do comitê científico do Encontro Brasileiro de Tireoide (2021/2 e 2023/4). Tem experiência nas áreas de Fisiologia Muscular, Endocrinologia e Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: hormônio tireoidiano, síndrome da doença eutireoidiana, função muscular, sarcopenia, ativação e diferenciação celular, inflamação.

26pixel Lattes

Logo do Site bg header