Accessibility Tools

UFRJ_topo.pngMedicina_topo.png

brasilia reino unido espanha 3

Lupa.png

ColaboraçãoA colaboração com o Grupo de Pesquisa Cell Biology do IPATIMUP- Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Porto, Portugal), com o grupo de pesquisa de Endocrinologia Experimental-LEEx (ICB, UFRJ), surgiu em 2013 com a visita técnica-científica do Prof. Leandro Miranda-Alves.

No ano de 2014, foi aprovado um projeto no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras/CAPES, intitulado “Impacto de Desreguladores Endócrinos em zebrafish com mutação BRAF600E condicionada à tireoide”, sendo coordenado no Brasil pelo Prof. Leandro Miranda-Alves, docente permanente do PPG em Endocrinologia e, em Portugal, pela Profa. Paula Soares.

Com o andamento do projeto, parcerias para o desenvolvimento de projetos foram também estabelecidas com o Laboratório de Fisiologia Endócrina Doris Rosenthal-LFEDR, liderado à época pela Profa. Denise Pires de Carvalho (IBCCF, UFRJ), com o grupo do Prof. Mário Vaisman (Faculdade de Medicina, UFRJ), da Profa. Alice Dutra Violante (Faculdade de Medicina, UFRJ) e também com o grupo da Profa. Fernanda Vaisman (INCA), todos também orientadores permanentes do PPG em Endocrinologia.

Nesse sentido, essas parcerias de longa data tem tido bastante exitosas, destacando-se:

1) Intercâmbios e cotutela de discentes de doutorado;
2) Intercâmbio de docentes/pesquisadores;
3) Publicações em revistas internacionais de alto impacto nas áreas de Endocrinologia, Oncobiologia e Toxicologia Ambiental;
4) Participação da Profa. Paula Soares no I, II e III Encontro Brasileiro de Desreguladores Endócrinos- EBDE organizado por docentes do PPG em Endocrinologia.