Em 2023, com a liberação de verbas do FNDCT, o Instituto Nacional de Desreguladores Endócrinos e Repercussões Endócrino-Metabólicas, coordenado pela Profa. Denise Pires de Carvalho e composto por pesquisadores da UFRJ, UERJ, UFF, UFES e UNIFESP, foi contemplado com recursos financeiros provenientes do CNPq/FNDCT, CAPES e FAPERJ, totalizando um investimento de cerca de cinco milhões de reais a serem aplicados em materiais de consumo, custeio, bolsas de extensão inovadora, pós-doutorado júnior e de professor visitante.
Os orientadores permanentes do PPG em Endocrinologia que fazem parte do novo INCT incluem o Prof. Leandro Miranda-Alves, a Profª Andrea Claudia Freitas Ferreira, e a Profª Glaecir Roseni Mundstock Dias, além da proponente, Profª Denise Pires de Carvalho.
Neste projeto, propomos estudar os mecanismos moleculares e celulares de diferentes Desreguladores Endócrinos (DEs) como os bisfenóis, ftalatos, tributilestanho, pesticidas, parabenos e triclosan em modelos experimentais com roedores e zebrafish, além de avaliar a saúde materno-infantil na corte do Projeto PIPA. Assim, esperamos esclarecer mecanismos envolvidos na desregulação endócrina e repercussões endócrino-metabólicas, a fim de alertar as agências reguladoras para a correta categorização dessas substâncias, fomentando discussões a respeito de políticas públicas que controle o uso dessas substâncias, promovam investimentos visando a sua substituição e, através de ações de extensão, atuando na educação e conscientização da população em geral.