UFRJ_topo.pngMedicina_topo.png

Lupa.png

12 12 PGE Layout TaniaMariaRuffoniOrtigaCategoria: Permanente

Professora Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Cientista do Nosso Estado/FAPERJ e pesquisadora 1D do CNPq. Tânia formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1992, e completou mestrado (1995) e doutorado (2000) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biofísica) na UFRJ, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Em 2005, completou 3 anos de pós-doutorado no Departamento de Endocrinologia Universidade de Chicago e nos anos de 2006-2009 fez curtos períodos de pós doutorado no Departamento de Fisiologia na School of Medicine da Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos. Foi coordenadora adjunta do Mestrado profissional de 2014 a 2017 participando da reestruturação desse curso. Em 2018 foi convidada a coordenar o Programa de pós-Graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia), nível 7 na CAPES, cargo que ocupou até 2022. Além disso, também foi convidada a assumir o cargo de Coordenadora de Extensão neste instituto de 2007 a 2011. Tânia é Ad hoc de vários periódicos de circulação internacional de alto impacto, além de ter sido convidada a atuar como Editora Associada da revista Thyroid (IF 7) de 2013 a 2021. Hoje, faz parte do corpo editorial da revista Thyroid, Frontiers in Endocrinology, Archives of Endocrinology and Metabolism Archives of Endocrinology, Society of Reproductive Investigation Journal e do JBRA Assisted Reproduction. A Professora Tânia Coordena e participa de inúmeros projetos de pesquisa nacionais e internacionais incluindo a coordenação de um projeto do primeiro Edital da Fundação Gates com o CNPq no Brasil. Tânia foi presidente do Departamento de Endocrinologia Básica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de janeiro 2013 a dezembro de 2016. É membro efetivo das Sociedades: Brasileira de Fisiologia, Latino Americana de Tireóide, Sociedade de Investigação em Reprodução (SRI) e Americana de Endocrinologia Além de membro correspondente da Sociedade Americana de Tireoide. Supervisiona estágio de Pós-Doutorado, doutorado, mestrado acadêmico e profissional, além da iniciação científica. Em 2014 fundou o Laboratório de Endocrinologia Translacional que tem como principal linha de pesquisa o estudo da reprodução incluindo fertilidade e gestação, além do estudo da ação e efeitos dos hormônios tireóideos.

26pixelLattes